A Belle Époque Carioca - Cascadura 1/2
Cascadura - Beaux Arts https://impressoesuburbanas.blogspot.com/ A
complexa transição Império/República teve no Rio o cenário principal dos
acontecimentos. E, à medida que o tempo passava, novos atores foram compondo a
cena urbana: militares simpatizantes do positivismo, profissionais liberais
ligados a atividades exclusivamente urbanas, operários voltados à indústria
têxtil e aos serviços urbanos. Havia também artesãos, pequenos empresários e
uma massa de pessoas sem qualificação profissional. Consequência: a população
de cidade aumentou de 522.651 habitantes, em 1890 a 1.157. 763 em 1920. A arquitetura carioca refletia todas estas transformações
e foi neste contexto que aportaram no Rio o Beaux
Arts [1] e o Art Nouveau. Essas duas escolas representavam a Europa
industrializada, tão almejada pelos brasileiros. O Beaux Arts, oriundo da Escola de Belas Artes de Paris, chegou ao
Rio em meados do século XIX. Tal
perspectiva objetivava afastar os imóveis do nível do solo, um dos ditames do
código sanitário vigente. As casas ao longo da linha da rua passaram a ter
belas platibandas, às vezes acompanhadas de porões de ventilação. A
presença de porões arejados é notada em casas anteriores à chegada do Beux Arts, porém esta escola reforçará tal
prática que será vista mesmo depois de sua passagem pelo Rio. Texto: Geanine Souza Pesquisa: Guia da Arquitetura do Rio de Janeiro/Coordenação Geral Bazar do Tempo/ Textos Maria Helena Röhe Salomon et. al.- 1ª ed. - Rio de Janeiro: Bazar do Tempo, 2016 |
Comentários
Postar um comentário