Art Déco - Higienópolis


Higienópolis - Platibanda em Art Déco com destaque para os frisos verticais mais detalhados que o da postagem anterior, contribuindo, em ambos os casos, para a verticalização da escala do imóvel.

      O Beaux Arts e o Art Nouveau cumpriram sua função _ ou tentaram _ de colocar o Rio sob as normas do urbanismo europeu. Ambos foram a roupagem perfeita para que o Brasil pudesse vivenciar, posto que tardiamente, a Revolução Industrial já consolidada na Europa. Era o apogeu da Belle Époque carioca. Todavia, a tendência da arquitetura nos grandes centros era a verticalização e os edifícios mais altos só ocorrerão nos idos dos anos 1920.

       Para alcançar tal intento, as atenções dos urbanistas se voltam para o Art Déco. Suas linhas retas denotavam afinidade com o modernismo e se adaptavam sobremaneira às raízes culturais dos países por onde passavam. No Brasil, é possível encontrar o Art Déco Marajoara, “a nossa mais autêntica seiva nativa” no dizer de Lúcio Costa. O Art Déco terá seu apogeu nos anos 1930 e só nos anos 1940 será sucedido pelo Modernismo.

         Muitos reconhecem no Art Déco a primeira tentativa de total desligamento com os estilos precedentes. Todavia, é possível encontrar nos subúrbios cariocas este estilo convivendo com outras referências estéticas em composições visuais muito criativas.

Geanine Souza - rioantigoznzo@gmail.com

Comentários

Postagens mais visitadas